Ao sermos atacado, devemos usar todos os meios ao nosso alcance principalmente a infinidade de golpes que podemos usar derivados de toda superfície dura que temos e não nos fixarmos unicamente nos golpes de mão fechada ou de pés, visto que de outras superfícies também duras, podemos desferir golpes decisivos, pois sabemos que o intermédio da técnica pode liberar grande energia concentrada de qualquer parte de nosso corpo. Sabemos que se desferirmos golpes com a mão pés, e mãos fechadas, estamos ganhando em velocidade, ao passo que ao utilizarmos as articulações dos joelhos e cotovelos que estão mais próximos do abdômen; ganhamos em força. Na utilização do ataque deve estar à técnica e grau de aproveitamento do aluno. Dizemos isto em vista de que num corpo a corpo, podemos usar a cabeça, as costas e as tíbias, mas para isto devemos estar certo em fração de segundo de que estas superfícies também duras, não sairão feridas no ataque.
Alguns principiantes possuem algumas idéias altamente equivocadas sobre certos pontos. Por exemplos, muitos cometem o grave engano de pensar que no soco e na cutelada, é suficiente retesar tão somente a pele da área contundente. Evidentemente, isto é falso. Sem a cooperação do punho, braço, cotovelos e ombros, os socos perdem completamente a força destrutiva de uma arma. Deve-se lembrar sempre que o treino sistemático do corpo todo e a correta coordenação de suas partes é essencial para o desenvolvimento eficaz das armas do Karate.
SEIKEN – SOCO PROEMINENTE
URAKEN – SOCO INVERTIDO ( COSTA DA MÃO )
SHUTO – CUTELADA ( FACA DA MÃO )
NAKAYUBI IPPONKEN – SOCO COM O DEDO MÉDIO ARTICULADO
RITOSASHIYUBI IPPONKEN – SOCO COM O DEDO INDICADOR ARTICULADO
NUKITE – LANCETA DE MÃO ( PONTA DOS DEDOS DA MÃO )
IPPON NUKITE – LANCETA COM O DEDO INDICADOR ( UM DEDO )
NIHON NUKITE – LANCETA COM O DEDO INDICADOR E MÉDIO ( DOIS DEDOS )
KOKEN – PULSO
SHOTEI – PALMA DA MÃO
TETSUI – SOCO DE BORDA
TOHO – MÃO GUME DE ESPADA
KEIKO – MÃO DE BICO DE GALO
HAITO – CUTELADA INTERNA
HIRAKEN – SOCO SEMI – SERRADO
RYUTOKEN – SOCO DA CABEÇA DO DRAGÃO
KOTE – ANTEBRAÇO
HIRA KOTE – ANTEBRAÇO EXTERNO
URA KOTE – ANTEBRAÇO LATERAL
OMOTE KOTE – ANTEBRAÇO INTERNO
OYAYUBI IPPONKEN – SOCO DE POLEGAR
HIJI – COTOVELO
HIZA – JOELHO
HAISOKU – PEITO DO PÉ
CHUSOKU – BOLA DO PÉ
KAKATO – CALCANHAR
TEISOKU – ARCO DO PÉ
SOKUTO – FACA DO PÉ
TSUMASSAKI – PONTA DOS DEDOS DO PÉ
SUNE – CANELA
TSUZUKI – CABEÇA
APROFUNDAMENTO SOBRE CADA ARMA DO KARATE KYOKUSHINKAIKAN
Esta é a palavra certa para “Mão Fechada” de onde deriva o meio mais eficiente que podemos dar em resposta a um ataque.
Conseguimos um verdadeiro SEIKEN, dobrando as articulações dos dedos um por um, comprimindo a massa contra a palma da mão, Todas são apertadas fortemente pelo dedo polegar dobradas contra as segundas falanges do indicador e do médio. Desta forma não devemos deixar nem um vazio dentro da mão fechada, fazendo com que ela forme um sólido e completo soco, não se esquecendo de apertar bem o dedo mínimo, pois que é o meio fácil de ser ferido, quando não prestamos a atenção devida nesta técnica.
Devemos prestar atenção para a posição do punho para que esta seja correta. Quando esta é certa o osso da articulação ocupa uma posição exata podendo suportar choques violentos sem perigo, pois que o dorso da mão fechada produz um ângulo com o dorso do antebraço e eixo da mesma passa entre as duas elevações do indicador e do médio. É lógico que nesta posição podemos bater sobre faces duras sem correr o risco de fraturas. A borda de contundência, ou do soco proeminente que toma contato com o objeto a ser atingido, é a área mais importante. Deve se acertar sempre com o que se chama de “cabeça do soco” (Kento) que é a base articulatória dos dedos indicador e médio.
URAKEN – SOCO INVERTIDO
Este soco é constituído da mesma forma que o soco proeminente e a área de choque é idêntica, mas ao usá-lo viramos o lado de cima da mão para baixo. O soco invertido é proveitoso nos golpes ascendentes para atingir tanto o lado direito como do esquerdo ao rosto do adversário. Quando praticamos as técnicas do soco invertido devemos tomar cuidado para executar perfeitamente a rotação do punho para o lado de fora no instante do contato. Usamos também o soco invertido em grande números de golpes descendentes.
SHUTO – CUTELADA
O golpe dado com a quina da mão, ou melhor, o golpe que corta ou cortante para os leigos “cutelada” é a mais conhecida resposta deste nobre golpe. Só que há uma técnica especial, para que possamos usar a mão como uma verdadeira arma. Esta técnica consiste em manter em contato os dedos alongados sem muita pressão e fechar o dedo polegar dobrado contra o bordo interno da mão. A mão fica sobre o eixo do antebraço e o punho, conserva-se firme e não dobrado. Notamos então que a mão a aberta poderá resultar numa grande arma de ataque e defesa. Este golpe com o bordo externo da mão atacamos os flancos, o pescoço do inimigo e também bloqueamos certos ataques. Feitas ressalvas nos ataques de pernas. Ao usarmos a mão em sabre, devemos usar somente a parte carnuda da mesma. A parte que vai do punho até a base do dedo mínimo. Se usarmos a outra parte em razão dos ossos podemos sofrer fraturas e entorses.
NAKAYUBI IPPONKEN – SOCO DO DEDO MÉDIO ARTICULADO
Saliente apenas a segunda articulação do dedo médio para fora . Esta posição tem o mesmo uso do soco indicador articulado.
RITOSASHIYUBI IPPONKEN – SOCO DO DEDO INDICADOR ARTICULADO
Coloque as articulações dos dedos indicador na frente , de modo que o indicador ficar mais proeminente que os outros . Serve para ser usado em golpes visando os pontos vitais ao rosto, pescoço e tórax.
NUKITE – LANCETA DE MÃO
Os dedos são estendidos firmemente para à frente, com o polegar curvado para dentro na junção. Esta posição é usada nos golpes à regiões abdominais, ao nível dos olhos e no Pomo de Adão.
IPPON NUKITE – LANCETA DO DEDO INDICADOR
Vire a costa da mão para cima ou para o lado dependendo do uso, e golpeie com o indicador em riste. Visa sobretudo a região dos olhos.
NIHON NUKITE – LANCETA DE DOIS DEDOS
Estenda completamente os dedos indicador e médio disponho-os em forma de “ V ” . Utiliza- se da mesma forma que a lanceta do dedo indicador.
TOHO – MÃO GUME DE ESPADA
Firme a mão com a palma voltada para baixo e o indicador estendido para o lado. O ponto de atrito é a área curva entre o polegar e o indicador.
KOKEN – PULSO
Esta posição também é muito eficaz tanto na defesa como no ataque , embora sua aplicação no ataque seja muito mais comum na luta chinesa ( Kenpo ) do que no Karate em geral . Podemos usá-lo em golpes descendentes, para dentro e para fora. Como neste caso, (para fora) usamos o pulso onde inúmeros nervos periféricos estão reunidos, a posição pode machucar a mão. Procure manter o pulso bem curvando para dentro e colocar toda a força na zona de atrito. Embora esta posição não seja muito usada, não devemos esquecê – la pois pode ser muito eficaz.
SHOTEI – SALTO DA PALMA
Esta posição da mão é usada tanto no ataque como na defesa. Serve para a defesa interna e externa contra golpes de pontapés, e frequentemente nos ataques ao estômago e à face. Quando usada nos golpes é essencial retessar os cinco dedos.
TETTSUI – SOCO DE BORDA
Embora este soco seja crispado da mesma forma que o soco proeminente, a zona de atrito é a área espessa na base do dedo mínimo. Uma vez que a Zona de atrito é a mesma da cutelada , seria conveniente praticá-los ao mesmo tempo.
KEIKO – MÃO DE BICO DE GALO
Embora mais usual no Kempo , esta é forte posição na qual os dedos e o polegar estão firmemente cerrados para formar um ponto ; as costas da mão viradas para cima. A área de atrito é o ponto formado pelos dedos. Este golpe apresenta excelentes resultados à curta distância ou em linha horizontal.
HAITO – CUTELADA INTERNA
Quando convenientemente empregada , a cutelada interna é de muito mais utilidade que a simples. Para prepará-la , estendemos os dedos completamente e curvamos o polegar para dentro firmemente , de tal forma que este fique em contato com a palma . Esta posição é usada com a palma da mão para cima e também para baixo . É utilizada como forma de defesa como também para o ataque.
HIRAKEN – SOCO SEMI – SERRADO
Dobre bem o polegar e o resto dos dedos na segunda articulação. Cerre-os firmemente na palma. Aplique os na face do oponente com a região da palma em cheio, lateralmente e na área da orelha.
RYUTOKEN – SOCO DA CABEÇA DO DRAGÃO
O golpe é desferido com a segunda articulação falangiana do segundo, terceiro e quarto dedos semi – dobrados. Este golpe provoca a paralisia dos membros atingido, porquanto penetra profundamente no músculo afetado. Sempre é doloroso.
HAISHU – COSTA DA MÃO
Empunhamos o Haishu idêntico ao “Shuto”, só que a área que usaremos será a costa da mão. Usamos a costa da mão na utilização de defesas, de forma saliente, para que não utilizemos outras áreas de contato.
KOTE – ANTEBRAÇO
Esta é uma parte usada principalmente para “bloquear”, e a mais usada numa luta no sentido de defender. Por esta razão, recomendamos que todo o candidato treine fortemente seus antebraços no sentido de lhe dar força a musculatura. Como o bloqueio não é somente a interposição do antebraço ao ataque , mas joga em ato contínuo uma trajetória direta em si, serve também como superfície de bater. Podemos bater com a porção anterior do punho firmemente contra o braço ou o pé do adversário. Três das suas faces são usadas: a parte cortante interna do lado do polegar, a parte cortante externa do lado do auricular e a parte chata que compreende o osso do punho que não tem “gume” é mais usada para desviar golpes do que bloquear.
OYAYUBI IPPONKEN – SOCO DO POLEGAR
Aqui temos novamente uma posição de soco que, embora de pouco uso, vale a pena conhecer . É constituída da mesma forma que o soco proeminente, só que neste caso, dobramos o polegar e pressionamos sua ponta firmemente sobre a segunda articulação do dedo indicador. Pelo fato de este golpe poder causar a morte instantânea quando usado em golpes acima da orelha ou na têmpora, seu uso em tais circunstância é estritamente aos alunos avançadíssimos . Não obstante, uma vez que a posição possui temível potência, é bom conhecê -la.
HIJI OU ENPI – COTOVELO
Se os golpes são dados com perfeição, pouca força é necessária para tirarmos proveito do cotovelo. Os golpes dados com o mesmo são mais aconselhados no corpo-a-corpo. Com a ponta do mesmo podemos bater no rosto, nos flancos, abdômen, plexo e nos próprios ossos. Nos serve nos bloqueios contra os golpes de pés. Podemos bloquear a tingindo a tíbia do adversário, produzindo-lhe grande dor. Forma também um sólido com as partes musculares do braço de ambos os lados de si mesmo, vindo de um movimento circular do exterior para dentro.
ARMAS FUNDAMENTAIS – OS PÉS
Embora os números das armas de Karate formados pelos pés seja em número menor do que as de mão, e ainda que não estejamos sujeitos a machucar nossos ossos tão facilmente, pelo fato de a pele e a carne, aqui serem mais resistentes, não devemos esquecer que, nos golpes de pé necessitamos da cooperação do tornozelo, joelho para gerar a temível força desejada. Com o pé (ashi) podemos atacar e contra atacar em vista de suas numerosas superfícies. De outro modo o ataque contra o adversário pode ser sempre vigoroso, pois sua força advém do conjunto muscular da perna, que sem dúvida é maior do que do braço. Também serve para bloquear. É preciso que em vista da grande massa muscular usada, treinemos com insistência a velocidade necessária para as técnicas empregadas.
SOKUTO – CUTELADA DE PÉ
É a parte cortante do pé, em gumes ou melhor o lado exterior, conhecida como sabre do pé. Usamos em golpes laterais ( Yoko Keage , Yoko Geri ) e nos golpes de pé “ esmagador ” (Kansetsu Geri). Devemos bater com a parte próxima do calcanhar e não dos artelhos para não sofrermos fraturas.
CHUSOKU – BOLA DO PÉ
Esta posição é eficiente para pontapés frontais no estômago ou pontapés giratórios no queixo e costelas do oponente. Quando usar a bola do pé, procure manter os artelhos dobrados para trás , o mais longe possível , pois isto fortalecerá a zona de contato . Os pontapés com a bola do pé exigem uma numerosa ação elástica dos joelhos . Seu efeito é semelhante ao do soco proeminente.
HIZA – JOELHADA
Usamos o joelho para atacar a virilha, a face ou as costelas do oponente que nos tenha agarrado. Além disto, de vez em quando, puxamos a cabeça do adversário para baixo e acertamos com o joelho. O músculo que supre a força principal para as joelhadas é a coxa. Para usar efetivamente os joelhos deve-se ter fortes quadris. Quando desferir a joelhada, certifique-se de manter os artelhos apontados para baixo. A joelhada tem efeito semelhante à cotovelada.
TEISOKU – ARCO DO PÉ
Neste golpe usamos a parte interna lateral do pé. Podemos usar este golpe como forma de ataque como de defesa.
KAKATO – CALCANHAR
O calcanhar é eficaz nas viradas e coices no abdômen e na face do oponente. É também uma boa arma para o golpe final , quando o adversário está caído , ou como meio de contra golpe quando você estiver caído.
HAISOKU – PEITO DO PÉ
Utiliza-se o peito do pé, para chutar em golpes circulares como as costelas do adversário, estômago, face, pescoço e coxas. Esta parte do pé é um dos golpes preferidos da maioria dos Karatecas e imprime um golpe certeiro, forte e eficaz, num movimento onde deve manter todos os artelhos juntos e retesados.
TSUMASSAKI – PONTAS DOS PÉS
O golpe com as pontas dos pés, é um golpe muito poderoso, mas muito arriscado em machucar as articulações dos dedos dos pés. Ele serve de prolongamento dos golpes tanto no chute frontal (Mae Geri – Ura Mawashi Geri ) como no chute circular (Mawashi Geri) . Às vezes um golpe normal não consegue atingir o adversário, então arriscamos um golpe com o prolongamento das articulações, no caso as pontas dos pés (Tsumassaki ).
SUNE – CANELA
A canela é um ótimo e eficiente protetor contra chutes executados na altura da coxa. É também um eficiente meio de ataque em chutes baixos circulares nas coxas do oponente. Mas para usá-la com eficiência é necessário que a “calejamos”, para poder suportar as batidas dos golpes ou a proteção contra chutes.