Criar um Site Grátis Fantástico
Posturas WKA
Posturas WKA

AS POSTURAS DO KARATE KYOKUSHINKAI-WKA

Ficar de pé e caminhar são as duas das mais importantes ações da vida humana. O correto caminhar, mais difícil dentre os dois, depende do ficar de pé corretamente. Por outro lado, no Karate, sem o domínio da postura, o andar, o chutar e as formas são impossíveis de serem realizadas. O Karate inclui uma grande variedade de posturas, cada qual apropriada às necessidades das várias técnicas.

Descrição das posturas

FUDO DACHI – Postura Normal. Mantenha corretamente a posição vertical, as pernas afastadas na largura do ombro e as pontas dos pés ligeiramente voltados para fora, ou seja, em diagonal.


HEIKO DACHI – Postura aberta paralela. As pernas ficam separadas na largura do ombro, com os pés paralelos e apontados diretamente para frente.


HEISOKU DACHI – Postura de pés unidos. Mantenha corretamente a posição vertical com os pés juntos e paralelos, diretamente apontados para a frente.


MUSUBI DACHI – Postura com os calcanhares unidos e as pontas dos pés afastadas. Mantenha – se corretamente ereto com os calcanhares unidos e as pontas dos pés voltadas para fora (abertas).


KAKE ASHI DACHI – Postura Enganchada. Enganche o pé esquerdo atrás do direito. Coloque a maior parte do seu peso na perna direita. Gire apenas os artelhos os pé esquerdo para dentro.


UCHI HACHIJI DACHI – Postura com os pés para dentro. Mantenha corretamente a posição vertical, as pernas afastadas na largura do ombro e ambas as pontas dos pés ligeiramente voltadas para dentro.


KOKUTSU DACHI – Postura com apoio traseiro. Coloque um pé à frente, retese os artelhos e incline o dorso para trás. Os artelhos dianteiros apontam diretamente para frente, e o traseiro em diagonal. Distribua o peso do corpo 70% na perna traseira e 30% na dianteira.


NEKOASHI DACHI – Postura de Gato. A posição do pé nesta postura é semelhante à forma da pata traseira do gato. Coloque um pé à frente e eleve o peito do pé de modo que o calcanhar fique no ar. Apóie 90% do peso do corpo na perna de trás, fazendo com que o da frente esteja sempre pronto para um pontapé (Chute).


SEIZA – Postura de sentar de joelhos. Sentado com os joelhos ao solo, o dedão do pé esquerdo sobre o dedão do pé direito, colocar o peso sobre os calcanhares, à distância entre os dois joelhos é de 03 (três) pulsos. Mantendo a postura ereta, os punhos devem estar cerrados e colocados sobre o quadril.


AGURAZA – Postura sentada. Sentada normal ao solo, com as pernas cruzadas à frente. Cerrar os punhos e colocá-los sobre o quadril, mantendo a coluna ereta.


ZENKUTSU DACHI – Postura de apoio à frente. Adiante uma perna, flexionando-a formando um ângulo de 90º graus. Mantenha a coluna ereta e mantenha a outra perna estendida para trás. O pé que está à frente mantêm – se para frente e o de trás ligeiramente voltado para fora (diagonal).


SHIKO DACHI – Postura de Sumô. Os pés ficam afastados em duas vezes a largura do ombro e os artelhos apontados para fora. Primeiro estenda às pernas, depois flexione ligeiramente. O nome em japonês desta posição, Shiko Dachi, deriva do nome de uma famosa postura usada pelos lutadores de Sumô.


KIBA DACHI – Postura a Cavaleiro. Agacha-se numa posição similar àquela em que você ficaria montado sobre um cavalo. Os artelhos estão apontados para frente e os pés em posição paralela.


SANCHIN DACHI – Postura de Meia Lua. Esta é uma das posturas mais usadas no Karate Kyokushinkaikan e tem duas versões: a postura de Sanchin Dachi Migi (Direita) e a de Sanchin Dachi Hidari (Esquerda).

Na postura direita (Migi) coloque o pé direito à frente e o esquerdo ligeiramente atrás, os artelhos de ambos os pés levemente voltados para dentro.

Contraia os músculos abdominais e mantenha as pernas semiflexionadas. À distância entre ambos os pés, deve ser de uma perna, mais um pulso.


TSURUASHI DACHI – Postura de Flamingo. O nome deriva da similaridade com a posição na qual o Flamingo se mantém sobre uma perna. Coloque um pé levemente sobre o outro joelho, de modo que todo o peso fique sobre o outro pé, mantenha a coluna ereta e o equilíbrio nesta posição.


KATAHIZA DACHI – Postura semi-ajoelhada. Partindo da posição Seiza, levante e coloque uma perna à frente em 90º graus, e a outra mantém se com o joelho apoiado ao solo. Esta posição é intermediária entre Fudô Dachi e Seiza.


KUMITE DACHI ou KUMITE NO KAMAE – Postura de Combate. Posição similar a Kokutsu Dachi, diferenciando que o pé da frente fica totalmente ao solo, já na Kokutsu o calcanhar é elevado. A posição Kumite Dachi é uma posição entre a posição Zenkutsu Dachi e Kokutsu Dachi. Os artelhos da perna da frontal fica em 90º graus e a de trás em 45º graus (diagonal). O peso é distribuído em ambas as pernas e ambas são semi-flexionadas. Como é uma posição de combate, seu centro de gravidade tem que ser de fácil acesso aos deslocamentos, bloqueios e contra ataques.


RENOJI DACHI – Postura à 45º Graus. Um pé fica reto, ou seja, em 0º grau, e o outro fica em 45º graus. Postura pouco usada nos treinamentos de Kyokushinkaikan Karate.


CHUMOKU DACHI – Postura a 90º Graus. Um pé fica reto, ou seja, em 0º grau e o outro fica em 90º graus. Postura pouco usada nos treinamentos de Kyokushinkaikan Karate.


MOROASHI DACHI – Postura com um pé avançado. Postura quase idêntica ao Heiko Dachi, ou seja, as pernas estão paralelas e afastadas. A diferença que em Moroashi Dachi, um dos pés encontra-se um pouco mais avançado que o outro.


KUGI ASHI DACHI – Postura com a ponta do pé sobre o outro. Coloca-se a ponta de um dos pés (Tsumassaki) sobre o peito do pé do pé de apoio. Postura pouco usada no treinamento de Kyokushinkaikan.